quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ministério da Educação prepara simulado do novo Enem

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), Reynaldo Fernandes, acredita que dentro de 15 dias ou um mês os estudantes de todo o país já possam ter acesso a um simulado do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na internet. O simulado terá cerca de 50 questões - no novo Enem, serão 200 perguntas.

Criado para substituir o vestibular nas universidades federais, o novo Enem acontecerá em 3 e 4 de outubro e deve ser feito por até 5 milhões de alunos। O MEC estendeu para o dia 20 de maio o prazo para as federais responderem se vão aderir ao uso do Enem como teste de seleção।

FONTE:O Dia - © Copyright Editora O Dia S।A। -

domingo, 10 de maio de 2009

Pará também proíbe uso de celular em sala de aula

BELÉM- A governadora do Pará, Ana Julia Carepa sancionou na sexta-feira, a Lei 7.269, que proíbe o uso de aparelhos celulares e eletrônicos como MP3, MP4 e palms top dentro das salas de aulas. A proibição se aplica às instituições de ensino fundamental e médio da rede pública estadual. A lei será regulamentada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em um prazo de 90 dias. Caberá a Seduc promover campanhas informativas e a fiscalização do uso dos aparelhos em sala de aula.

Placas e cartazes deverão ser fixados nas dependências das escolas e nas áreas de acesso para orientação dos estudantes. No caso de instituições de nível fundamental, a direção da escola deverá comunicar aos pais e responsáveis dos alunos sobre a proibição. A medida, que já entrou em vigor em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Ceará e Rio Grande do Sul, também poderá se tornar lei federal.

O projeto de autoria do deputado federal Pompeu de Mattos (PDT-RS), está tramitando na Câmara dos Deputados e poderá vetar o uso do aparelho celular não só pelos alunos, mas por todos dentro das escolas.Segundo especialistas, o uso do celular em sala de aula pode causar a distração do aluno, afetar o rendimento escolar das crianças e atrapalhar a didática dos professores.

Fonte: O Globo