quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro . Essa data é o aniversário da Biblioteca Nacional, que foi criada, ou melhor, foi transferida de um espaço do Hospital da Ordem Terceira, no Rio de Janeiro, onde funcionava, para as dependências em que até hoje está.
Em meio a toda a onda tecnológica em que estamos inseridos, o livro no seu formato tradicional ainda vive, e vive muito bem. Castro Alves lançou um bênção a todos aqueles que amam livros, reconhecendo a importância de quem produz e divulga esse objeto de conhecimento e cultura:

Oh! Bendito o que semeia Livros… livros à mão cheia… E manda o povo pensar! O livro caindo n’alma É germe — que faz a palma, É chuva — que faz o mar.

Nesse dia, que tal comemorar doando um livro a um(a) alun@?
É a sua semente, semeador!

FEICIPA 2009

Mais uma vez a EEEM Olinda Veras Alves participa da FEICIPA. Na edição 2008, a Escola inscreveu 01 trabalho e foi aprovado. Neste ano de 2009, quatro trabalhos foram submetidos e dois foram escolhidos: O trabalho Rádio na Escola, sob a coordenação do professor Rafael Herdy, juntamente com os alunos Jailson R. dos Santos (2106) e Janaína Cristina da S. Dias (2204) e o trabalho da professora Lizangela Almeida, Poluição de óleo diesel nas águas do Abade, com a participação dos alunos Isaac da S. Figueiredo e Cleyson Augusto de L. Duarte. Os alunos confessaram que a experiência de expôr os trabalhos na FEICIPA é gratificante, pois desenvolve mais suas habilidades, além de eles terem tido contato com outros parâmetros na forma de construir conhecimento. Parabéns a todos os participantes e, em 2010, queremos uma maior representatividade da Escola FEICIPA. Abaixo o registro visual de alguns momentos da Feira:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Grêmio Estudantil

Na quarta-feira, dia 21, foi eleita em Assembleia dos Estudantes a Comissão Eleitoral que vai dirigir o processo de eleição do Grêmio Estudantil. Desde o dia 22 estão abertas as inscrições das chapas que vão concorrer, lembrando que são 11 os componentes de uma chapa. O final da inscrição termina na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro.

domingo, 18 de outubro de 2009

Processo Seletivo Especial da UEPA (PTP) em Curuçá

A tão esperada prova da UEPA foi realizada na manhã deste domingo. Os inscritos para esse certame somaram 234, que disputam 40 vagas no Curso Ciências Naturais-Biologia. Do total de vagas, 40% são destinadas aos inscritos do nosso Município; 40% são reservadas aos incritos da Região Integradora e os 20% restantes para os inscritos de qualquer parte do Pará e do Brasil. Alunos consideraram a prova bem elaborada. Agora é conferir o gabarito e torcer pela aprovação.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.brSite
www.unigente.com

Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril

Vestibular da UEPA

No próximo domingo, dia 18 de outubro de 2009, Curuçá terá o primeiro vestibular de uma Instituição Pública, a UEPA. Esse processo é especial e atende à demanda do PTP que, através de seus delegados, garantiram junto ao Governo Popular essa conquista pleiteada por muitos e por muito tempo.
Avisamos aos alunos que o cartão de inscrição já pode ser impresso. As pessoas envolvidas na realização da prova, como fiscal e apoio, deverão comparecer na EEEM Olinda Veras Alves no dia 17 de outubro, às 16:00, para uma reunião com a organização. Aos alunos inscritos, desejamos boa sorte.

O último tango não será em Paris

Há algumas semanas o tango foi considerado pela Unesco Patrimônio Cultural "Imaterial" da Humanidade (leia mais). Conquista teve a união de dois países latinos: Argentina e Uruguai. Os dois países não brigaram entre si para disputar onde essa dança de identidade platina surgiu, mas se organizaram para preservar seus aspectos culturais.
Isso traz à tona um outro movimento de campanha para que seja reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, uma outra dança muito conhecida em nossa terra: o carimbó. Esse ritmo está presente em muitas partes do Pará. Aqui na Região do Salgado, Curuçá e Marapanim despontam como cidades berço do carimbó. Não quero tomar partido a respeito de quem é o “pai ou a mãe da criança”, mas quero mostrar o exemplo de nossos hermanos portenhos que deixaram o orgulho (e isso eles têm muito) de lado e se uniram com uruguaios para defender o tango. Com o carimbó o processo deve ser o mesmo, deve-se unir por um objetivo comum.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mais um meio de comunicação na Escola

Alguns alunos interessados em manter uma integração dentro do colégio vão lançar o Jornal da Escola. A verdade é que essa ação é um resgate de um jornalzinho que era publicado quinzenalmente (se bem que não foi tão fiel a essa periodicidade). A equipe de alunos tem o desafio e o prazer de trabalhar na construção desse meio de comunicação que contará com a participação de várias pessoas de nossa comunidade. O Jornal sairá ainda nesse mês de outubro, com um nome provisório, mas você já pode contribuir votando na enquete que se encontra ao lado direito dessa página, escolhendo o melhor nome para o Jornal. Haverá duas versões do Jornal: o impresso e o virtual, cuja URL informaremos dentro em breve.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

NEM O ENEM

Quando o ENEM surgiu lá pelo final dos anos 90, como mecanismo puramente avaliativo do Ensino Médio, não havia muito atrativo para os alunos participarem desse exame. Aqui em Curuçá havia uma espécie de “seleção natural” dos alunos que se inscreviam para a Prova do ENEM, pois os estudantes que queriam ver resultados do seus desempenhos e treinar para outras provas, naturalmente se interessavam pelo exame. O resultado disso foi que nos primeiros anos do ENEM os alunos de Curuçá obtiveram uma boa média ficando acima da média de Belém e do Estado. Com o ProUni, e mais recentemente com a adoção de várias Universidades e faculdades públicas e privadas do exame do Enem como meio, integral e/ou parcial, de ingresso aos cursos oferecidos por essas entidades, tivemos uma queda significativa na média das notas de nossos alunos nesse exame. Um dos motivos foi a grande demanda em busca de uma vaga em um curso superior oferecido por instituições públicas e privadas. Dentro dessa clientela, temos muitos alunos que estão ausentes de sala de aula há muitos anos e, de uma forma heróica, realizam a prova sem uma preparação anterior. Essa é uma situação em que nossos alunos enfrentam essa disputa com as armas que têm. O adiamento das provas desse final de semana, devido ao vazamento do conteúdo da prova, mostra que tentativas de obter facilitação na realização do teste, seja pelo meio utilizado nessa semana ou outros que possam existir, serão uma constante nesse processo, uma vez que o ENEM tornou-se a porta de entrada (Totalmente aberta ou semi-aberta) para ingresso em 60 Instituições de Ensino Superior Públicas, sem contar as que estão ligadas ao ProUni. Aos nossos alunos que tiveram a espectativa prolongada, solicitamos que façam tesse período de espera um tempo de preparação para a nova data. Se o desempenho de nosso Município e de nossa escola não foi tão bom nos últimos anos, pelo menos sabemos que os nossos alunos usaram somente os seus conhecimentos adquiridos e deram o melhor de si nesses certames.