sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Liminar de Suspensão do ENEM é derrubada


Por Agência Brasil


PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou nesta sexta-feira (12) a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O magistrado atendeu a um pedido feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na decisão, ele ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e aos candidatos de todo o Brasil.

Faria lembrou que a alteração do cronograma do Enem - em razão da suspensão - iria repercutir na realização dos vestibulares promovidos por instituições de ensino superior, uma vez que muitas utilizam as notas do exame para classificar candidatos.

Por fim, o desembargador destacou a possibilidade de elevado prejuízo - no valor de R$ 180 milhões - aos cofres públicos, decorrente da contratação da logística necessária para a realização de novas provas.

O Enem havia sido suspenso na última segunda-feira (8), em todo o país, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia avaliou que a realização de uma nova prova apenas para candidatos que se consideram prejudicados poderia beneficiar o grupo de estudantes.

Também haviam sido suspensas a divulgação do gabarito e a criação de um site, por parte do Ministério da Educação, para receber reclamações de candidatos.

Por Paula Laboissière

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/12112010/48/manchetes-justica-derruba-liminar-suspendia-enem.html acesso em 12/11/2010


domingo, 7 de novembro de 2010

Nenem no ENEM

Um fato mudou a rotina da realização do ENEM em nossa Escola este ano: Uma participante veio fazer a prova acompanhada de seu bebê de poucos meses. Isso não estava em nenhum script, manual de orientação, capacitação, aplicação e nem nas "letras pequenas"; foi um fato a ser considerado nos "casos omissos" de qualquer regra. Levadas pelo instinto materno, algumas fiscais se revezaram nos cuidados com o bebê nos dois dias, providenciando fraldas, talco e até uma rede para o melhor conforto da criança, tudo isso para que a mãe fizesse a prova tranquilamente.




ENEM 2010

A prova do ENEM realizada em nossa escola nestes dois últimos dias, 6 e 7 de novembro, foram tranquilas. A quantidade de faltosos teve uma queda acentuada em comparação com o ano passado Os problemas detectados aqui foram os mesmos encontrados em todo o resto do país: inversão no cabeçalho do cartão resposta e algumas provas de cor amarelo apresentando duplicidade de questões e a falta de outras. Essa última situação, quando o aluno avisou do problema, a prova amarela foi trocada, mas mesmo assim causou embaraço nos alunos e os afetou na realização da prova, conforme relato de alguns. O MEC reconheceu o erro e criou um mecanismo para atender os alunos que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão na prova.