quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro . Essa data é o aniversário da Biblioteca Nacional, que foi criada, ou melhor, foi transferida de um espaço do Hospital da Ordem Terceira, no Rio de Janeiro, onde funcionava, para as dependências em que até hoje está.
Em meio a toda a onda tecnológica em que estamos inseridos, o livro no seu formato tradicional ainda vive, e vive muito bem. Castro Alves lançou um bênção a todos aqueles que amam livros, reconhecendo a importância de quem produz e divulga esse objeto de conhecimento e cultura:

Oh! Bendito o que semeia Livros… livros à mão cheia… E manda o povo pensar! O livro caindo n’alma É germe — que faz a palma, É chuva — que faz o mar.

Nesse dia, que tal comemorar doando um livro a um(a) alun@?
É a sua semente, semeador!

2 comentários:

ayla disse...

ALUNO, HOJE VOCÊ JÁ PARABENIZOU SEU MELHOR AMIGO? NÃO...JÁ É HORA!

ANTES DA GLOBALIZAÇÃO O LIVRO ERA INDISPENSÁVEL, HOJE ELE MUITAS VEZES ELE É ESQUECIDO EM UMA ESTANTE QUALQUER...
A EXEMPLO DISSO... NOSSA BIBLIOTECA... ANTES VIVIA LOTADA DE ALUNOS, PESQUISANDO TRABALHOS E ATÉ MESMO LENDO UM LIVRO NO HORÁRIO VAGO.... HOJE SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE A FREQUENTAM.... A LEITURA ALIMENTA A ALMA. POR ISSO CARO ALUNO CUIDE BEM DO SEU LIVRO, UTILIZE-O POIS ELE É SEU MELHOR AMIGO.

HÁ JÁ IA ME ESQUECENDO.......

FELIZ DIA DO LIVRO PARA TODOS

AYLA 1.302

Professor Quaresma disse...

Ayla, é bom ver alunos participando do blog e, em especial nessa postagem, se preocuparem com o acervo exposto na nossa biblioteca. Há dificuldades de recursos humanos para melhor servir nossos alunos nesse espaço pedagógico, mas dentro do possível encaminhamos servidores para atender os nossos estudantes com livros, que, como você mesmo expôs, alimentam a alma, o intelecto, o vocabulário, o respeito, a avidez, a imaginação, os sonhos...
Seja qual for o gênero do livro, que ele seja uma porta aberta para tantos mundos.