quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O último tango não será em Paris

Há algumas semanas o tango foi considerado pela Unesco Patrimônio Cultural "Imaterial" da Humanidade (leia mais). Conquista teve a união de dois países latinos: Argentina e Uruguai. Os dois países não brigaram entre si para disputar onde essa dança de identidade platina surgiu, mas se organizaram para preservar seus aspectos culturais.
Isso traz à tona um outro movimento de campanha para que seja reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, uma outra dança muito conhecida em nossa terra: o carimbó. Esse ritmo está presente em muitas partes do Pará. Aqui na Região do Salgado, Curuçá e Marapanim despontam como cidades berço do carimbó. Não quero tomar partido a respeito de quem é o “pai ou a mãe da criança”, mas quero mostrar o exemplo de nossos hermanos portenhos que deixaram o orgulho (e isso eles têm muito) de lado e se uniram com uruguaios para defender o tango. Com o carimbó o processo deve ser o mesmo, deve-se unir por um objetivo comum.

4 comentários:

ALYSON disse...

Meus Parabéns primeiramente ao proprietário do Blog(que ainda não sei quem é)... que dedica-se inteiramente à nos mostrar verdadeiros exemplos, com conteúdos ótimos de Interação e que estão frequentes em nosso cotidiano...
E a Escola Olinda Veras Alves, que forma verdadeiros Proficionais em Curuçá e municipios visinhos!

O BLOG está de parabéns!

O CARIMBÓ É PARAENSE E CAUSA ORGULHO AO PARÁ(ao que diz respeito Curuçá e Marapaním)

ADOMÁRIO ALYSON, BELÉM-PA

ALYSON disse...

Poxa Professor Quaresma...
Me perdoe, pois não sabia que o senhor era o Proprietário deste Blog, Parabenizo seu trabalho...
O blog Ta d+!!!

Professor Quaresma disse...

Alyson, o blog é da Escola,portanto ele é intitucional, por isso a maioria das postagens têm um perfil muito objetivo, mas confesso que como responsável do blog eu deixo transparecer, às vezes, um cunho pessoal em alguns assuntos. Isso não atrapalha a proposta que tem o blog. Gostei da sua visita e espero que você sempre participe desse espaço virtual. Abraços.

Unknown disse...

O ultimo tango não será em Paris, mas será em ritmo de carimbó, se for em Curuçá ou Marapanim, melhor ainda!
Congratulações aos senhores, que organizaram este blog, como meio de expressão para Curuçá e para o mundo... Felicidades!
Alles gut!